22/06/2011

NL -- Imazon detecta mais desmatamento.

Após o anúncio alarmante feito em maio pelo Ministério do Meio Ambiente de que o desmatamento em determinadas regiões da Amazônia tinha aumentado até 500%, mais uma vez a derrubada de florestas volta a chamar a atenção.
O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) acaba de anunciar a detecção de mais áreas desmatadas. De acordo com o Boletim Transparência Florestal da Amazônia Legal, foram detectados 165 quilômetros quadrados de desmatamento, um aumento de 72% em relação a maio de 2010.

Segundo a publicação, desse total, 39% das derrubadas ocorreram no Pará, 25% no Mato Grosso e 21% em Rondônia. O restante dói detectado no Amazonas (12%), Tocantins (2,5%) e Acre (0,1%).

Nos últimos dez meses – de agosto de 2010 a maio de 2011 – foram desmatados 1435 quilômetros quadrados, o que corresponde a um aumento de 24% se comparado ao período anterior.
Na Amazônia Legal a situação é ainda pior. Foram 248 quilômetros quadrados desmatados em maio deste ano. Dessa vez o Mato Grosso foi o estado mais atingido, com 27% seguido pelo Pará (27%), Rondônia (22%), Amazonas (7%), Tocantins (1,5%) e Acre (0,5%). A degradação florestal atingiu 6081 quilômetros quadrados nos últimos dez meses, um aumento expressivo de 363% em relação ao período anterior.

Toda essa degradação florestal afeta não só as matas como também agrava as mudanças climáticas, já que o desmatamento detectado pelo Imazon foi responsável pela emissão de 2,8 toneladas de CO2, o equivalente a um aumento de 55,6% em relação a maio de 2010.


6 comentários :

  1. Para fazer afiliação, vc tem que criar uma espaço na barra lateral do seu blog. Quando vc criar me avisa para eu colocar seu link e vc colocar o meu.

    ResponderExcluir
  2. Agora que vc ja fez, aceita fazer afiliação?

    ResponderExcluir
  3. entao coloca o link ou o meu avatar para afiliação no espaço que eu vou colocar o seu link, ok?

    Ah! e se vc puder, segue meu blog? ja to seguindo o seu.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. La no avatar, vc tem q por o link do meu blog pra redirecionar. E eu nao to conseguindo ver vc seguindo meu blog :(

    ResponderExcluir
  5. Segue meu blog de volta?
    Seu blo é muito foofo!!

    ResponderExcluir